Cachoeirinha 14menor

Prevenção para alunos e professores encerra ciclo em 32 cidades gaúchas

O Giro Preventivo encerrou seu ciclo de seminários, em junho, na cidade de Canoas. Foram 20 seminários iniciados em abril, reunindo pessoas de mais de 45 cidades. Ao total foram distribuídos 30 mil livros para alunos e professores da Rede Pública Escolar em 188 escolas e projetos de prevenção e promoção a saúde. A ferramenta literária O Escudeiro da Luz, irá contribuir com o trabalho de conscientização e prevenção ao uso e abuso de drogas desenvolvido nas escolas.

Canoas 15menorCanoas 13menor​     Canoas 20menorCanoas 18menorCanoas 17menorCanoas 16menorCanoas 14menorCanoas 11menorCanoas 10menorCanoas 9menorCanoas 7menorCanoas 4menorCanoas 2menorCanoas 5menorCanoas 1menor

A iniciativa inserida no Programa Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas – Programa ”Crack Vencer é Possível” foi uma parceria entra a Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul – CUFA RS e a Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos, através do Deppad – Departamento Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas.

Com público formado por professores, arte educadores​, agentes de saúde, assistentes sociais, funcionários de escolas e alunos, os mais de 2.095 participantes receberam um seminário interativo, com uma linguagem direta e abordagens sobre os temas tratados utilizando o teatro, a música, dinâmicas de grupo e vídeos. Realizado por mais de 40 profissionais, um grupo formado por psicólogos, assistentes sociais, profissionais da rede de atenção psicossocial, Brigada Militar​ e CUFA, com o projeto foi possível iniciar a construção de rede de atenção, que fortalece e potencializa o trabalho desenvolvido ​pelos professores ​sobre​ situações de violência, u​so​ ​e​ abuso de drogas e​ tráfico de drogas dentro​ e fora dos muros das escolas.

Eldorado 12menorPortão10menorSão Leopoldo 10menorCanoas 6menor

Fala de professores

“Tempo de refletir nossas práticas, estratégias. gostei muito. Sentir-me provocada. Saio daqui com esperança de que posso fazer melhor, posso mudar o mundo!!!”

Handanda Farias – Parobé

“Achei de grande importância para que unidos às famílias de nossos alunos, possamos ajudá-los de alguma forma. Parabéns à todos”.

Tatiane Viana – Viamão

“Gostei muito, pois mesmo sendo um assunto que sempre estamos falando. Mas a maneira como foi colocado hoje, que incentiva, nós professores a continuar lutando pelos nossos alunos. Ouvi coisas que não tinha ouvido antes. Espero que vocês voltem”.

Sandra da Silva Novo Hamburgo

 

Sapucaia 11menorIvoti 8menorCampo Bom 5menor

Fala das palestrantes

Canoas 3menor

“O projeto Giro Preventivo não foi um monólogo e sim uma peça teatral com um elenco de pessoas bonitas comprometidas ​e ​que entraram num senso comum. Esse é o DNA da CUFA​ tornar​ o público que ​é invisível em atores principais”. Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS.

Canoas 8menor

“O uso e abuso de drogas é produto de sociedades fragmentadas e com baixíssima coesão social. Quando descobrirmos o poder que temos ao unir nossas forças na luta pela vida dos nossos jovens saúde, educação, assistência social, segurança pública, ONGs, nunca deixaremos de colocar nossas forças no trabalho em rede”. Patrícia Mônaco, pedagoga, educadora social.

Taquara 5menor

“O Projeto Giro Preventivo é: o encontro de guerreiros raros de uma guerra injusta. Visualizar o brilho nos olhos de mestres massacrados pelo cotidiano e saber que ainda podemos”. Fernanda Bassani, psicóloga

Esteio 5menor

“Aqueles que acordam despertam uma comunidade inteira. Acordamos nossa consciência para a necessidade do fortalecimento de técnicas preventivas que possibilitem o real enfrentamento do uso, abuso e dependência das drogas. Despertamos o potencial do trabalho em rede da periferia, educação, segurança, assistência social e saúde pública”. Vanessa Pereira, psicóloga.

Sapucaia 2menor
“O projeto Giro Preventivo foi a oportunidade de vivenciar a parceria com a rede escolar/comunidade com o objetivo de potencializar soluções e ações no enfrentamento das dificuldades e proteção aos indivíduos”. Márcia Ozorio, psicóloga.

SeminarioAlvorada27

Posted in Notícias.

2 Comments

  1. Bom dia! sou orientadora escolar da E.E.E.M. Afonso Machado Coelho da cidade de Triunfo, nossa escola é a maior do município, temos 980 alunos. Vários são os problemas encontrados em nossa instituição, talvez não necessitando listar aqui, pois vocês têm ideia do que estou me referindo. Recebemos no mês passado os livros doados pelo governo estadual “Os zumbis da Pedra”, o qual li e achei fantástico. Não contentando-me entreguei alguns volumes para meus “fiéis escudeiros” do oitavo ano, membros do Cipave, projeto este também do governo estadual que trabalha na prevenção de acidentes escolares. Foi um sucesso, os alunos leram seus livros em dois dias e deram-me o retorno em elogios unânimes sobre a obra. Aí pensei, “vou arriscar”, tive a ideia de convidar um dos envolvidos no projeto para vir até nossa escola para falar sobre o contexto da obra.
    Então observando a página da Cufa, percebi que vocês têm muitos projetos voltados para a prevenção dos problemas sociais. Portanto gostaria de receber mais informações e conhecer as propostas que vocês se propõe e solicitar, humildemente, ideias para trabalhar com a obra. E, também, saber se é possível trazê-los para conversar com nossos alunos e de outras aqui do município. Obrigado pela atenção e aguardo retorno!
    Um abraço Mariana (OE)
    (51) 82780544

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>