Eldorado 4menor

E segue o Giro Preventivo

Já com 12 seminários realizados na região metropolitana de Porto Alegre, o Giro Preventivo tem promovido ótimos debates, estimulado a busca de diferentes soluções e o fortalecimento das redes locais de atenção psicossocial. Em Cachoeirinha, por exemplo, tivemos também as falas da Tatiana da Silva, apresentando a Comunidade Terapeutica Reviver, a primeira comunidade pública do país, o professor Ramiro Reis, da escola municipal Dagmar de Lima, apresentando o Cine Dagmar e o projeto “Vida Loka é quem estuda” feito pelo WhatsApp e o depoimento do Mateus Rodrigues, ex-usuário e traficante de drogas, falando sobre o que o levou a entrar nesse caminho, e como ele conseguiu sair com o apoio da família e da rede de atenção.

Cachoeirinha 9menorCachoeirinha 4menorCachoeirinha 7menor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As intervenções artísticas também continuam e ajudam a compreender os temas debatidos. Em Gravataí, Ivanete Pereira utilizou a estratégia do teatro fórum, onde o público é quem sugere e determina a sequência da esquete, apontando possíveis soluções e encaminhamentos. Para esta atividade, contamos com as participações do assistente social Luis Felipe e da professora Rosane Pit.

Tuiutí.Gravataí 5menor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O nono seminário do ‪#‎GiroPreventivo foi o primeiro com o público formado 100% por professores. A Escola Estadual De Ensino Fundamental Professora Haydée Mello Rostirolla, recebeu a equipe de palestrantes formada pela Márcia Ozório, Cinthia Puggina, Regis Marcant e Manoel Soares, com nosso sempre querido mediador Paulo Daniel. Com essa turma, os temas sobre drogadição e estratégias de identificação e relacionamento com os alunos puderam ser aprofundados, com uma linguagem mais direta e franca.
Alguns casos vividos dentro das escolas da região puderam servir de exemplos para trabalhar as possíveis soluções e encaminhamentos junto à rede de atenção psicossocial do município e como os professores podem se preservar mas sem deixar de se envolver e ajudar alunos e seus familiares.
Estratégias de aproximação com os alunos também foram abordadas como o uso de músicas que os alunos mais ouvem para tratar de temas como a drogadição e violência. Um exemplo é o rap, onde a Cufa apresenta o rapper MV Bill com seu trabalho social e político, mostrando a realidade dos jovens nas periferias.

São Leopoldo 4menor São Leopoldo 10menor São Leopoldo 21menor

As sete cidades por onde passamos nesta segunda etapa foram Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, São Leopoldo, Eldorado do Sul, Campo Bom e Ivoti. As próximas, ainda em maio, serão Santo Antônio da Patrulha e Portão. O Giro Preventivo continua em junho visitando mais seis cidades, contando sempre a parceria de Márcia Ozório, Fernanda Bassani, Patrícia Mônaco, Cinthia Puggina, Douglas Moura, Vanessa Pereira, Major Padilha, Regis Marcant, Manoel Soares, Ivanete Pereira e a mediação de Paulo Daniel.

Agradecemos aos convidados especiais que contribuíram para o projeto a psicóloga Ana, do Ambulatório de Saúde Mental Cuca legal de Eldorado do Sul,
o soldado Jonas e a assistente social Paula Maritan, de Cachoeirinha. O Tenente Carlos Guerin da Brigada Militar de Campo Bom, Pâmela Brites e do 1º Sargento Marcos Paulo de Gravataí, a soldado Cristina do Proerd de Ivotí.

São Leopoldo 2menor São Leopoldo 3menor São Leopoldo 6menor São Leopoldo 7menor São Leopoldo 9menor São Leopoldo 11menor São Leopoldo 13menor São Leopoldo 14menor

Ivoti 17menor

Ivoti 8menor

Tuiutí.Gravataí 16menor Tuiutí.Gravataí 12menor Tuiutí.Gravataí 4menor

Campo Bom 2menor Campo Bom 4menor Campo Bom 6menor Campo Bom 11menor

Eldorado 3menor Eldorado 9menor Eldorado 14menor Eldorado 15menor

Cachoeirinha 5menor Cachoeirinha 12menor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Giro Preventivo é uma realização da Central Unica das Favelas e a Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos através do DEPPAD, com o objetivo de promover a prevenção do uso e/ou abuso de drogas no ambiente escolar. Faça parte desse giro, acompanhe as próximas paradas e participe.

SeminarioAlvorada27

Posted in Notícias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>